fevereiro 27, 2003

Bom Carnaval para todos. Muito amor, muito confete...

Volto no dia 05. Beijos!

Correria, correria, MUITA CORRERIA!!!!!!

Na Casa de Cultura, estamos afinando um material para a coletiva de imprensa no dia 12 de março. Terminei hoje o projeto de reestruturação do site da CCMQ. Amanhã tenho uma pilha de releases para enviar...

Aqui em casa, estou atolada. Estava trabalhando até pouco tempo e não consegui pensar no futuro conteúdo da minha mala. Vamos viajar no sábado para passar o Carnaval em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha.

Amanhã vai ser o dia...

Amanhã completo 25 anos e 11 meses. Na realidade, uma piadinha do meu noivo para justificar um presente que ganhei hoje... O More than you think you are, CD novo da Matchbox Twenty, banda que eu curto muito e acompanho desde o início. Valeu, Elinho. És um amor. Valeu, Rob Thomas. O material é show.

fevereiro 26, 2003

Um e-mail e a descoberta. A Susana, mãe da Gabi (que trabalha comigo na CCMQ), leu este blog e me enviou uma mensagem, sem saber que eu conhecia sua filha. Coincidência. Como eu disse para as duas: Porto Alegre é tão pequena e tão grande ao mesmo tempo. Conversando com a Gabi, descobrimos mais pontos: conhecemos várias pessoas em comum.

Isto faz com que eu me sinta em casa neste lugar que denominamos mundo...

Duas coisas... Ontem...

Primeira... Angustiante estar circulando em plena Avenida Farrapos e notar um buraco (notadamente feito por uma bala saída de uma arma de fogo) na carroceria de um ônibus de linha de Alvorada. A telinha ajuda a banalizar a violência. Mas os sinais tornam-se mais freqüentes. E assustam.

Segunda... A fotografia da contracapa do jornal Zero Hora (imagem da AP) traduz todo este sentimento. A manchete: terror no Rio. No fundo, a praia do Rio de Janeiro. No plano à frente, um vidro perfurado por uma bala.

Existem paraísos a salvo?

e50kg@yahoo.com

fevereiro 24, 2003

Segunda-feira sonolenta. As escolas particulares iniciaram suas aulas e eu iniciei meu martírio. Tentando chegar em casa para almoçar, no meio do engarrafamento usual, calor 50 graus. No trabalho, as xícaras imensas de café não foram suficientes para controlar a onda de bocejos. Interminável. Constrangedora.

Segunda-feira é difícil. Mais difícil que o domingo. Impossível encarar estes dias normalmente.

Na rua, a chuva lavava tudo. Senti aquela vontade de sair correndo. Mas, não pude usar meu guarda-chuva. A água cessou quando saí do trabalho. Como eu gosto, às vezes, de lavar a alma. Não desisto. As nuvens carregadas estão esperando por mim em algum lugar. E aí eu vou sorrir. Muito...

e50kg@yahoo.com

fevereiro 22, 2003

Meu blog vai ter uma correspondente especial. A Mari (minha irmã, analista de sistemas, faixa preta em Taekwondo, pequeninha, namorada do Ricardo e fã de mangá e cultura oriental) vai escrever matérias especiais diretamente do segundo andar do apartamento onde moramos. O primeiro texto está pronto. E, assim que outros forem produzidos, publico o link novamente.

Chun Li - Boletim Nº 1

e50kg@yahoo.com

I'm a real wild one
An' I like a wild fun
In a world gone crazy
Everything seems hazy
I'm a wild one
Ooh yeah I'm a wild one

Gotta break it loose
Gonna keep 'em movin' wild
Gonna keep a swingin' baby
I'm a real wild child


e50kg@yahoo.com

Sempre encontro uma certa disposição no fim de tarde da sexta-feira. Algo que parece fisicamente impossível, principalmente depois de uma semana que contabilizou 50 horas de trabalho. Pode ser a expectativa do fim de semana. Então...

Saí da Casa de Cultura, a noite estava caindo. E atravessei a Rua dos Andradas perto das 19 horas. Fiz quase o trajeto ponta a ponta da Rua da Praia. Carregando a minha pasta, a minha bolsa e uma cabeção super pesado. No percurso, fui pensando, refletindo, e tudo foi me parecendo mais leve, mais claro. Uma maravilha. Esqueci das pessoas que não gostam de mim, esqueci das minhas preocupações, e esqueci um pouco de tudo durante 15 minutos.

As lojas fechavam suas portas. E eu ia me abrindo. Gosto, algumas vezes, de estar sozinha no meio de uma multidão. E o Centro da cidade, no fim do dia, é o melhor lugar para isto... Repetirei a experiência. Mas com uma nova promessa: tratarei melhor meus dois grandes amigos: meus pés. Definitivamente, estava com os sapatos errados para a aventura da alma e do corpo.

e50kg@yahoo.com

fevereiro 19, 2003

O tempo voou. E eu nem vi. Os dias passaram. E eu nem senti. Fevereiro está acabando. E eu estou curtindo muito esta noite, ouvindo o barulho da chuva e olhando para as paredes.

e50kg@yahoo.com

fevereiro 17, 2003

Uma mesa, uma cadeira e uma xícara com café expresso. Tudo o que eu preciso para esperar, durante alguns minutos, a preciosa carona de quase todo dia. Como um momento de descanso... de parar para pensar em nada, depois de ter pensado tanto durante todo o dia. Estava lá, às 18h, tomando o meu café. Deixando os meus cabelos serem descontrolados pelo vento. Curtindo a vida. Eis que se aproxima uma das simpáticas figuras que circulam pela Casa de Cultura todos os dias. "Olá, sempre me apresento como poeta pobre e jornalista desempregado". Um senhor com mais de 60 anos, sorridente e poeta, me oferecendo uma poesia em especial: "As meninas declamam esta para os namorados". Me interessei. Conversei um pouco, me encantei com a simpatia e a força de vontade do senhor. Ajudei com alguma coisa, e prometi estar presente no lançamento do seu livro, em junho. Que mundo maravilhoso se todas as pessoas tivessem aquele sorriso... Segue a poesia que ganhei.

Cantiga de Amigo
Henrique dos Santos

Ai, amado,
te tenho no peito
com meu coração
apaixonado

Ai, amado,
te tenho na pele
como um guarda-chuva
debaixo d'água

Ai, amado,
teu peito
é como um
pára-raios

Ai, amado,
teus pés deslizam
como quázars
no espaço

Ai, amado,
são novas estrelas
teus olhos
olhando pros meus
que barato

obs: dedicada para o Elinho.

e50kg@yahoo.com

fevereiro 16, 2003

Amiguinhos, imaginem o pavor. A cena:

Estar dormindo na cama, 1h50min da manhã (no horário novo), quando... O ALARME DA PORTA DISPARA!!!!!!

Que pavor. Sons até então inexistentes começam a aparecer de todos os lados. Na minha cabeça, já vejo a imagem de pessoas tentando abrir a porta do apartamento. O alarme tocou por uns 6 segundos, muito tempo para o horário. Parou, agora. Enquanto o Elio tenta ouvir algo do outro lado da porta, pego o meu celular e sento na cama. No visor, o 190 está digitado. Basta pressionar Talk. E, para aumentar o pavor, rola uma daquelas cenas clichês do cinema: FALTA LUZ!!!!!!!!!!

Eles apagaram a luz e irão voltar para tentar abrir a porta, pensando que o alarme não vai funcionar??? Falo com o Elio e decido apertar o Talk de uma vez por todas. "190". "Já tentaram abrir a porta do nosso apartamento uma vez. Poderia solicitar que uma viatura passasse por aqui?" "Como é seu nome?" "Luciana." "O que está acontecendo?" Explico toda a situação. Ela vai mandar alguém. E...

O ALARME DISPARA DE NOVO!!!!!!!!!

Elio resolve desligá-lo. Ouvimos uma vizinha entrando no prédio. Liga a luz do corredor. Finalmente, o Elio pôde olhar pelo olho mágico e constatar que o porta externa não estava violada. Tudo parece OK... O meu celular toca (exatamente 13 minutos depois da minha ligação). É o Sargento Roberto, informando que os oficiais estão na frente do prédio e querem falar com alguém. Elio desce. Me impressionei com a rapidez e presteza da Brigada Militar.

Pela janela da área de serviço, ouço conversarem um pouco. Tudo certo. Trinta minutos depois, ainda estamos de olhos arregalados, procurando o sono que, mais apavorado que nós, já devia estar a quilômetros de distância.

e50kg@yahoo.com

fevereiro 15, 2003

I need you by me
Beside me, to guide me
To hold me, to scold me
'Cause when I'm bad
I'm so, so bad

So let's dance the last dance
Let's dance the last dance
Let's dance this last dance tonight


e50kg@yahoo.com

"E então? O que vamos noticiar: o cachorro mordeu o homem? Ou o homem mordeu o cachorro?"

"Sinceramente? Vamos noticiar: jornalista joga administrador do terceiro andar..."

e50kg@yahoo.com

Para quem está em Porto Alegre, uma última dica: a Casa de Cultura está com várias exposições até o dia 28 de fevereiro. Duas são especiais. A primeira é uma mostra de fotos produzidas pelo Grupo 35mm da Ilha Grande do Marinheiros. O objetivo é aliar os trabalhos sociais desenvolvidos pelo pessoal da ilha e enfatizar o resgate à cidadania. As fotografias estão expostas na Galeria Virgílio Callegari (7º andar da CCMQ), no mesmo andar do Café Concerto Majestic (uma vista maravilhosa do pôr-do-sol).

Outra exposição da casa foi inaugurada durante o 3º Fórum Social Mundial. As gravuras dos artistas cubanos Roberto Fabelo, Aléxis Leyria Machado e Eduardo Roca estão na Galeria Galeria Augusto Meyer (3º andar da CCMQ). Destes o meu preferido é o que atende pelo apelido de Choco. É só procurar nos desenhos. Valeu...

e50kg@yahoo.com

Grande evento na CCMQ em 12 de março. Anotem nas agendas!!!! E jornalistas: me aguardem...

e50kg@yahoo.com

O mais difícil de assumir um cargo público é ficar encarregada de descobrir coisas que estão escondidas, ou que não se vêem. Por exemplo: há dois dias, faço uma insistente pesquisa para descobrir uma senha no site da CCMQ. Parece impossível. Mas não desisto. Pior do que isto é agüentar a grosseria de alguns jornalistas... POR QUE JORNALISTA É UM SER TÃO ARROGANTE? Gastei minha voz nesta semana falando com gente que fingia que me ouvia. Putz... Este pessoal acha que tem um poder. Infla o ego. Mas na realidade este poder é invisível. O mundo dá voltas. O mundo dá voltas. O mundo dá voltas.

e50kg@yahoo.com

Esta semana foi decisiva para a minha instalação na Casa de Cultura Mario Quintana. Uma exposição foi inaugurada na terça e na quinta, FUZUÊ completo. A Travessa dos Cataventos (que na minha opinião é um dos lugares mais lindos da casa) foi tomada pela Corte do Carnaval 2003 de Porto Alegre e por vários integrantes da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina. Inclusive a bateria. Me impressionei com o tamanho do sapato de salto plataforma usado pelas passistas. Eu mal consigo me equilibrar sobre um par de tênis. Faltou a máquina fotográfica digital que está quase encomendada. Momento clássico.

e50kg@yahoo.com

Eis o dilema: meia verdade ou completa mentira? Ainda não me posicionei.

e50kg@yahoo.com

fevereiro 10, 2003

O Grêmio perdeu para o Inter... Eu não vi. Ouvi um vizinho pronunciando nomes horríveis... Depois algus rojões no bairro. Fiquei trabalhando. Mas valeu ver o Elinho feliz, saindo para encontrar outros colorados na Goethe. Futebol passou longe do meu fim de semana. O trabalho me consome.

e50kg@yahoo.com

Coisas de fã... Talvez. Sei lá... Tenho um hábito periódico de analisar qual a procedência das pessoas que visitam o meu blog. Nas últimas semanas, analisei rapidamente os dados. Hoje olhei com mais cuidado. O ranking está assim:

- 1º lugar: Pesquisas no Google para as seguintes palavras: "Marcelo Skelter", "Marcelo Schneider", "Skelter", "Fotos Marcelo Schneider".
- 2 lugar: Direct Hit
- 3º lugar: Pesquisas no Google sobre medidas e toneladas.

Só uma curiosidade neste fim de tarde... Para aproveitar, reescrevi os dados do primeiro lugar para ver se aumento a visitação do 50 kg. Que moral, hein colorado faceiro!!!!

e50kg@yahoo.com

fevereiro 09, 2003

Que chuva maravilhosa está caindo lá fora. E sabe o que mais? Não estou pensando em nenhuma outra coisa. Nenhuma...

e50kg@yahoo.com

fevereiro 08, 2003


CLASSIFICADOS 50 kg

Gente, estou procurando em todos os cantos. Por necessidade profissional, quero comprar uma máquina fotográfica digital. Por questões de custos, estou dando preferência para equipamentos usados e em ótimo estado. Se tu quiseres vender, ou souber de alguém que queira, entre em contato pelo e-mail abaixo. Minha intenção é comprar uma Mavica da Sony. Mas aceito outras sugestões. THANKS!!!

e50kg@yahoo.com

fevereiro 04, 2003

Oi povo... Eu sumi. Pensei que não ficaria tanto tempo sem escrever neste blog. Mas não consegui evitar. Como o Elinho já havia anunciado no Não faça besteira!, eu tenho novidades. Bem, lá vai...

Nos últimos dias, minha vida mudou completamente. Deixei de lado a rotina de acordar às 10h, passar o dia pensando em projetos e idéias malucas, navegar na Internet até altas horas e ler alguns livros bons...

Assumi a coordenação de comunicação e jornalismo da Casa de Cultura Mario Quitana, um centro cultural de Porto Alegre que, além de dois teatros, salas de cinema, galerias de exposições, café, rádio comunitária, museu do brinquedo, discoteca, tem salas de ensaios, laboratório de fotografia, fotogaleria, jardim elaborado pela Fundação Gaia, etc, etc, etc... São 13 andares, de um prédio histórico maravilhoso, dividido em duas alas. Ainda não atualizamos o site. Informo o link assim que as notícias e dados estiverem atualizados.

Estou feliz. Será uma responsabilidade e tanto.

Ainda não consegui reprogramar a minha rotina. Sequer calculei se terei tempo de almoçar... No entanto, tentarei voltar mais ao blog... Escrever as novidades. Serão muitas, tenho certeza.

e50kg@yahoo.com