janeiro 12, 2005

Para os amigos escritores...

TERCEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA

No mês de janeiro, a Casa de Cultura Mario Quintana faz o lançamento oficial do 3º Prêmio Casa de Cultura Mario Quintana / Edição 2005. Este concurso de abrangência nacional, cuja primeira edição ocorreu em 2003, vai premiar obra inédita em uma modalidade literária. Em 2005, a categoria escolhida é LITERATURA JUVENIL (literatura produzida PARA jovens).

O concurso é aberto a qualquer escritor brasileiro, residente ou não no Brasil. Cada autor deve enviar originais em prosa com no máximo 200 (duzentas) páginas.

O prêmio concedido ao vencedor será um contrato de edição da obra com 1.000 (mil) exemplares, prêmio de R$ 3 mil (três mil reais) concedido pelo Banrisul e lançamento na 51ª Feira do Livro de Porto Alegre. A edição do livro será feita pela Nova Prova Editora, que novamente entra como parceira neste projeto, e as inscrições podem ser feitas até 30 de abril de 2005. A previsão é de que o resultado do prêmio seja divulgado no mês de julho de 2005.

Os originais devem ser encaminhados à Casa de Cultura Mario Quintana em três vias, com um pseudônimo do autor. A obra vencedora será escolhida por três membros ligados à área da literatura, indicados pela direção da CCMQ e da Nova Prova Editora.

O regulamento completo do concurso está publicado no site da Casa de Cultura, no endereço www.ccmq.rs.gov.br. Interessados podem obter outras informações pelos fones (51) 3221-7147 ou 3221-7083.

Em sua próxima edição, o Prêmio Casa de Cultura Mario Quintana premiará obras de poesia (em 2006 / Ano do Centenário do poeta Mario Quintana). Em 2004, o concurso contemplou a categoria conto e recebeu 226 originais, vindos de 15 Estados do Brasil e Uruguai. O vencedor foi o carioca João Paulo Vaz, com a obra A Mão do Chefe. Em 2003, o concurso foi na categoria romance e recebeu 103 originais, vindos de 12 Estados brasileiros. Os vencedores foram o mineiro Edmundo de Novaes Gomes, autor da obra Falar, e o pernambucano Walter Moreira Santos, autor de Um Certo Rumor de Asas.

Nenhum comentário: