fevereiro 02, 2006

Os acontecimentos de nossas vidas têm velocidades distintas. Por vezes, sabemos de algo e aguardamos que aconteça com a velocidade de um trem antigo. É possível ver a fumaça atrás do morro e acompanhar o aumento de barulho das rodas dos trilhos e o seu apito cada vez mais próximo. Em outras vezes, o fato nos pega tão de surpresa, que é impossível qualquer preparação prévia. Como um trem-bala, um meteoro, um foguete espacial.

No caso da minha família, o acontecimento primeiro se apresentou na forma de uma amável tartaruga. Sabíamos que podia acontecer, mas estava tão longe. Depois de um tempo, veio o alazão, mais veloz, mas igualmente distante. E eis que, para a grande surpresa de todos, o meteoro caiu hoje, bem no meio da sala de estar.

A minha irmã está indo embora. Desde o ano passado, ela estava se candidatando a uma vaga de professora em um novo hospital veterinário da Ulbra. Passou em duas seleções e foi comunicada informalmente da contratação. Hoje, disseram que ela precisa estar lá amanhã. Então, os 15 dias que teríamos de despedida, se transformaram em menos de 24 horas.

A Moni já está de malas prontas, passagem comprada e esquema para transporte dos pertences maiores. Viaja amanhã. E vai para lá... lá, bem longe... Para uma cidade chamada Ji-Paraná em Rondônia. Vai começar uma vida nova, com a Tess é claro. Já disse que vou visitá-la com certeza. Mas só de pensar que não vou vê-la toda a semana, me dá uma dor no coração. Temos pouca diferença de idade e, por esse motivo, até os dez anos, fizemos tudo juntas. Até as mesmas roupas nós usávamos, com cores diferentes. Eu sempre estava de azul. A Moni de vermelho. Tínhamos nossas bicicletas e esfolávamos o joelho juntas. Estudamos no mesmo colégio até os meus 16 anos. Fizemos as nossas primeiras tatuagens juntas, no mesmo dia e mesma hora.

E eu só posso dizer que vai ser difícil. Porque esse é o tipo de acontecimento que exige readequação. E que deixa que a gente chore um pouco e mate as saudades. Querida Moni, meu celular e minha Internet estarão ligados para que a gente se fale sempre. E que essa tua nova vida seja de muito sucesso e muita conquista. Te desejo tudo de bom hoje e sempre. Te amo! Boa viagem!

Nenhum comentário: