janeiro 19, 2006

Esse blog, além da doideira habitual, também tem seu lado "utilidade pública". E especialmente cultural. Então:

ATENÇÃO POETAS!!!

QUARTA EDIÇÃO DO PRÊMIO CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA

No ano do Centenário do poeta Mario Quintana, a Casa de Cultura Mario Quintana promove o 4º Prêmio Casa de Cultura Mario Quintana - Edição 2006. Este concurso de abrangência nacional, cuja primeira edição ocorreu em 2003, terá uma edição especial. Em homenagem ao 100 anos de Mario Quintana, o concurso vai contemplar a categoria POESIA, com duas modalidades (Poesia para adultos e Poesia para Jovens).

O concurso é aberto a qualquer escritor brasileiro, residente ou não no Brasil. Abaixo seguem as características de cada premiação:

POESIA PARA ADULTOS: Esta modalidade será patrocinada pela Construtora Sultepa S.A. Cada autor deve enviar originais em poesia com no máximo 150 (cento e cinqüenta) páginas. O prêmio concedido ao vencedor será um contrato de edição da obra com 1.000 (um mil) exemplares com a Nova Prova Editora, prêmio de R$ 8 mil (oito mil reais) e lançamento na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre.

POESIA PARA JOVENS: Esta modalidade será patrocinada pelo Nacional. Cada autor deve enviar originais em poesia com no máximo 80 (oitenta) páginas. O prêmio concedido ao vencedor será um contrato de edição da obra com 1.000 (um mil) exemplares com a Nova Prova Editora, prêmio de R$ 8 mil (oito mil reais) e lançamento na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Os originais devem ser encaminhados à Casa de Cultura Mario Quintana em três vias, com um pseudônimo do autor. Não serão aceitas poesias avulsas. A obra vencedora será escolhida por uma Comissão Julgadora nas duas modalidades, sendo que na Poesia para Jovens haverá um Júri Juvenil, formado por 11 estudantes (ensino fundamental e médio).

As inscrições estão abertas até o dia 16 de maio de 2006.

O regulamento completo do concurso está publicado no site da Casa de Cultura, no endereço www.ccmq.rs.gov.br.

Em 2005, o concurso premiou a Literatura para Jovens e recebeu 212 originais vindos de 19 Estados do Brasil, além de Nova York, Londres e Berlim. A vencedora foi Eloí Elisabete Bocheco, com a obra Beatriz em Trânsito. Em 2004, o concurso contemplou a categoria conto e recebeu 226 originais, vindos de 15 Estados do Brasil e Uruguai. O vencedor foi o carioca João Paulo Vaz, com a obra A Mão do Chefe. Em 2003, o concurso foi na categoria romance e recebeu 103 originais, vindos de 12 Estados brasileiros. Os vencedores foram o mineiro Edmundo de Novaes Gomes, autor da obra Falar, e o pernambucano Walter Moreira Santos, autor de Um Certo Rumor de Asas.

Nenhum comentário: