maio 13, 2006

Meu curso de pós-graduação está me ensinando muitas coisas. Principalmente, está me mostrando como me conhecer, antes que eu possa conhecer outras pessoas para produzir seus perfis, biografias e histórias de vida. É como uma esponja que a gente passa na alma. Bem de levinho, sem esfregar. Porque não precisamos ferir a alma. Às vezes, basta um carinho. Ontem à noite, passei a esponja num dos meus demônios do passado. Minha querida colega Lorena, de Santana do Livramento, me fez relembrar um pesadelo. O nome dele: Ingo. Estilo germânico, rígido e muito mal humorado. Olhos escuros, careca opaca, calças de abrigo, camiseta e o temido apito. Ele foi meu professor de educação física durante a faculdade de jornalismo. Uma cadeira que não me ajudaria em nada para o meu trabalho na redação do jornal. Mas, verdadeiramente, foi uma matrícula do estilo "pague para entrar e reze para sair". E eu rezei. Para que a tortura interminável nas aulas de ginástica acabasse. Para que chegasse o dia em que ele não me repreenderia por coisas como o meu tênis, minha calça e meu completo ódio por abdominais. Sempre tive uma barriguinha. Ela faz parte da minha trajetória, e eu exigi respeito por isso. Ele achava impossível que eu aceitasse continuar a vida com aquele pequeno acúmulo de gordura. No entanto, esse acúmulo era "eu", e "eu" não podia aceitar a padronização da minha pessoa. Nunca faria parte do seu exército de esqueletos sem cérebro, mas com muitos músculos. E ele me castigou por isso. Me deixou em recuperação. O meu primeiro G2. Me fez correr inúmeros quilômetros num dia de inverno e chuva. Até alargador nasal eu usei. Achei que teria um treco. Se tivesse, uma colega já estava orientada a chamar a polícia e a imprensa. Eu queria ver o professor atrás das grades. Torturado, talvez. Terminada a prova, eu ainda fui humilhada por ele em público e recebi 5,5 como nota final. Até hoje, eu nunca mais corri. Caminhando, a paisagem é muito mais bonita. O senhor perdeu isso. A paisagem. Sabia, professor?

Nenhum comentário: