maio 23, 2006

Saí do trabalho a pé. Como toda a terça-feira. Na Travessa dos Cataventos, apertei a manta no pescoço, fazendo ainda mais uma volta. Dobrei à esquerda, e senti o odor característico da passarela da gordura. A reunião de três botecões de primeira e muito filé e fritas com azeite. No relógio, 19:42. Aguardei a mudança do visor digital. 12º. Frio, frio. Um vento que cortava minhas orelhas. Saudei o bom e velho Rossi, meu lugar preferido para aumentar a taxa de colesterol e comer o melhor a la minuta do mundo. Várias fontes confirmam isso. Atravesso a João Manuel e já sinto o perfume da bergamota. Delícia. Sigo até o novo café, pertinho da faixa de pedestres da Caldas Júnior. Ali, debaixo de uma das sacadas do Correio do Povo, o cheiro do Big Mac embrulha meu estômago. Adentro a Praça da Alfândega, terreno que concentra os prédios mais lindos do Centro. Continuo andando, olhando para cima. Com calma, pois a rua estava vazia e eu não corria o risco de trombar com ninguém. O céu do mesclado mais lindo. Violeta se misturando com azul escuro e negro profundo. Como o inverno do Sul. Ao final do corredor dos camelôs, encontrei o Lineu e sua carrocinha de milho verde. Exitei mais uma vez. A pasta impediria de comer prazeirosamente o milho com as duas mãos. Como ele merecia. Também avistei a churrasqueira do Zé Waldir e seus espetinhos de carne suculentos. Entrei na rua do estacionamento das bicicletas, longe do fluxo da Andradas. Sempre torcendo para que ninguém me siga. Ouvi passos, e apurei, com o olhar fixo na esquina que, aos poucos, ia se aproximando. Dobrei à direita e avistei a lotação. O segredo é andar pelo meio da rua. Aprendi isso. O fiscal desconfia que pode ser um passageiro, e segura o ônibus por mais um segundo. Nem precisei sinalizar. Ele já me conhece. E me indicou a escada. "É a Mont'serrat. Não vai precisar esperar hoje". Entrei. E encostei o rosto na poltrona, para me esquentar um pouco. Cantando até chegar em casa. Bem baixinho. "Purify the colors, purify my mind. And spread the ashes of the colors over this heart of mine!"

Nenhum comentário: